Apartamento integrado usa portas de correr para dividir ambientes
Após reforma, recurso permitiu uma amplitude generosa e garante privacidade só quando convém
POR AMANDA SEQUIN; FOTOS MAYRA ACAYABA/DIVULGAÇÃO
Como
integrar ambientes da casa, mas sem perder a privacidade? Ao reformar um
apartamento de 110 m² para um casal em São Paulo, o escritório
Conrado Ceravolo Arquitetos colocou paredes abaixo e apostou em um recurso prático e versátil:
portas de correr. Com os revestimentos certos, a solução foi certeira e contribuiu para um projeto com ares de loft. A decoração que mistura referências industriais e rústicas completa o clima despojado.

Da planta original, sobraram apenas as paredes externas, dois quartos e o banheiro da suíte. "O resto foi para o chão ou relocamos”, explicam os arquitetos João Conrado e Gabriel Ceravolo. Na nova configuração, a cozinha integrou-se ao estar e ao jantar, que foram ampliados. O terceiro dormitório tem dupla função: abriga hóspedes e serve de escritório.

A mudança foi radical, já que o apartamento era antigo e estava bastante danificado. A dupla aproveitou, então, para elaborar uma marcenaria sob medida, desenhada pelos próprios, a fim de combinar com os revestimentos escolhidos: madeira, cimento queimado e tijolinhos. Na sala de estar, destaque para o painel da TV, que cobre parede e um trecho do teto.

A decoração adiciona um toque contemporâneo à mistura de elementos rústicos e industriais. “Abusamos das referências urbanas, como street art e fotos de cidades. Para completar, móveis de tons neutros, tapetes geométricos e um leve pitada metálica nas luminárias e objetos.

POR CASA VOQUE