acesse o nosso site clique aqui

Confira dicas e inspirações para usar o preto na decoração


 

POR: Biancogres

Se por um lado o preto é uma das cores preferidas na hora de montar um look — devido à versatilidade proporcionada — por outro, muitos não sabem muito bem como combinar o preto na decoração de um ambiente. Ainda assim, adiantamos que a escolha diz muito sobre a personalidade e é uma das tendências de decoração atualmente.

Para isso, basta saber como utilizar adequadamente o preto na decoração. Por isso, listamos algumas dicas. Acompanhe!

Defina o estilo da decoração

Definir o estilo da decoração é importante para entender quais elementos podem compor o ambiente, como revestimento, vasos, pinturas, tapetes etc. Além disso, essa definição ajuda a entender qual tonalidade e a intensidade da presença dessa cor em um espaço.

Por exemplo, o preto polido pode se encaixar adequadamente em uma decoração clássica luxuosa ou moderna, o que é possível pela escolha de elementos, como torneiras, maçanetas ou tomadas nessa tonalidade, proporcionando uma decoração contemporânea.

Analise o tamanho do ambiente

Quando falamos do uso do preto na decoração, muitos têm receio de utilizar em ambientes menores. E por mais que os tons claros, em geral, tragam mais sensação de amplitude, trabalhar com o preto pode dar muito destaque e deixar os espaços muito mais sofisticados. Na hora de criar as composições, uma ótima sugestão é equilibrar bem o preto com tons mais claros.

Por outro lado, se o espaço for mais amplo e ainda, com alta incidência de luz natural, o preto na decoração pode ser explorado com ainda mais liberdade e predominância, seja no revestimento, tapete, parede, pinturas etc. Essa dica combina especialmente com a sala de estar, que costuma ser o maior cômodo de um lar.

Aposte na iluminação

Um espaço com maior incidência de luz natural amplia o espaço visualmente e valoriza o preto na decoração. De todo modo, mesmo sem iluminação natural, contar com jogos de luzes artificiais e posicionar espelhos de frente para pontos iluminados, também são ações válidas.

Além disso, optar pelo revestimento preto polido, como o Chloe Lux, é uma ótima opção para trazer mais amplitude mesmo na cor preta. Com o efeito espelhado do alto brilho, os espaços ficam ainda mais iluminados e entregam até mais a sensação clean.

Pense em diferentes texturas

Combinar o preto com diferentes texturas, como revestimentos amadeirados e móveis de madeira, traz ainda mais inovação e modernidade para um espaço, além de proporcionar um ambiente mais aconchegante e afetivo, de acordo com as escolhas definidas.

Por exemplo, cores de madeira escuras tornam o ambiente mais sóbrio, enquanto as claras trazem uma sensação mais clean e leve. Assim, vale a pena pensar nas diferentes texturas para sair do óbvio, como no caso das cozinhas, que normalmente utilizam cores claras.

Então, percebeu como é possível se beneficiar do preto na decoração ao utilizar essa escolha estética de forma estratégica? Siga as recomendações citadas e deixe o seu cliente mais feliz com um lar moderno e com personalidade.