acesse o nosso site clique aqui

Conheça mais sobre os Revestimentos Ripados


O Revestimento Ripado conquistou o coração de designers de interiores e arquitetos, tornando-se uma escolha popular devido à sua versatilidade e capacidade de adicionar textura a espaços. 

Este tipo de revestimento, caracterizado por tiras ou lâminas dispostas sequencialmente, oferece inúmeras possibilidades para transformar ambientes, desde paredes de destaque até detalhes sutis que agregam personalidade. 

Neste texto, exploraremos algumas dicas para que você possa incorporar o revestimento ripado em sua decoração, proporcionando não apenas um toque estético, mas também funcionalidade e sofisticação.

Escolha a cor certa de revestimento ripado

A variedade de cores e tonalidades disponíveis para revestimentos ripados permite uma personalização única para cada espaço. Ao escolher a cor, considere a decoração existente do ambiente. 

Opte por uma cor que complemente o esquema de cores já presente, criando uma harmonia visual. Se desejar um ambiente mais acolhedor, tons de madeira natural podem ser ideais, enquanto tons mais claros podem proporcionar uma sensação de amplitude.

Utilize em uma parede de destaque

O revestimento ripado é uma escolha sensacional para criar uma parede de destaque em qualquer cômodo de casa. Escolha cuidadosamente a parede que deseja destacar, preferencialmente aquela que naturalmente atrai a atenção. 

A instalação do revestimento nessa parede não apenas adicionará textura, mas também proporcionará um ponto focal interessante, transformando a dinâmica do ambiente.

Combine com outros materiais

A versatilidade do revestimento ripado permite combinações criativas com outros materiais, como concreto e metal. Essa mistura de texturas e elementos adiciona uma dimensão moderna e industrial ao espaço. Busque referências para que você consiga integrar diferentes materiais, assim, você cria uma estética mais contemporânea, elevando o design do ambiente.

Use revestimento ripado em tetos

Não restrinja o revestimento ripado apenas às paredes; explore a ideia de aplicá-lo nos tetos. Essa abordagem adiciona uma dimensão única ao ambiente, proporcionando textura e interesse visual acima do nível dos olhos.

Em espaços amplos, o revestimento no teto pode contribuir para a sensação de acolhimento, especialmente se for feito em madeira, que transmite calor e conforto. Essa com certeza é uma ótima opção para se diferenciar na hora de desenvolver seu projeto.

Escolha o tamanho certo

O revestimento ripado está disponível em diferentes dimensões. Ao selecionar o tamanho das tiras, leve em consideração as dimensões do espaço em que será instalado. 

Peças menores podem ser mais adequadas para espaços menores, enquanto peças maiores podem ser usadas em ambientes mais amplos, proporcionando uma proporção equilibrada.

Use-o em espaços molhados

Quando o revestimento ripado é feito em porcelanato, torna-se uma opção resistente à umidade, sendo ideal para áreas molhadas como banheiros e cozinhas. Essa aplicação não apenas adiciona textura aos espaços, mas também oferece durabilidade e facilidade de manutenção em ambientes propensos à umidade.

Adicione iluminação embutida

Destaque ainda mais a textura do revestimento ripado incorporando iluminação embutida. Ao instalar luzes estrategicamente na parede ou teto revestido, você cria efeitos sofisticados ao ambiente. 

A iluminação embutida não apenas realça a textura, mas também contribui para a atmosfera geral do ambiente, proporcionando uma sensação acolhedora e ainda mais charme àquele cômodo.

Crie um visual elegante e minimalista:

O revestimento ripado é uma escolha eficaz para criar uma estética elegante e minimalista. Aqui estão algumas orientações para atingir esse visual:

- Escolha uma cor neutra: tons neutros, como branco, cinza e preto, são ideais para um visual minimalista, sendo versáteis e fáceis de combinar.

- Combine com superfícies lisas: contraste o revestimento com superfícies lisas, como paredes pintadas ou concreto polido, para destacar sua textura e criar um efeito visual elegante.

- Use iluminação adequada: a iluminação é crucial para um ambiente minimalista. Opte por luzes embutidas ou luminárias pendentes para destacar o revestimento e criar uma atmosfera aconchegante.

- Utilize materiais naturais: combine o revestimento ripado com outros materiais naturais, como pedra, madeira e couro, para criar uma atmosfera acolhedora e convidativa.

- Crie um ambiente despojado: evite a sobrecarga de elementos decorativos. Opte por poucos móveis e acessórios simples, contribuindo para um ambiente minimalista e elegante.

Painel Ripado

Uma das melhores utilidades para esse tipo de revestimento, é na criação de um Painel Ripado. É possível usar como painel de TV, assim como em nichos de banheiros e lavabos, e armários. A textura de linhas sequenciais deixará o ambiente muito mais acolhedor e incrementará, facilmente, a decoração.

Por que investir no painel ripado?

Além de ser uma tendência, o painel ripado é capaz de trazer uma série de vantagens ao seu ambiente. Por exemplo:

- Adiciona sofisticação e estilo inconfundíveis aos espaços, criando um ponto focal e dando contraste;

- Em espaços que precisam de mais privacidade, a solução ajuda no isolamento acústico;

- Auxilia na uniformidade dos ambientes, sendo ideal para áreas integradas;

- Colabora para quebrar a monotonia, dando movimento aos espaços;

- É possível encontrar painéis com ripas mais largas ou estreitas, dispostas na vertical ou na horizontal, com espaçamentos em tamanhos regulares ou irregulares, dentre outras opções, o que permite diferentes paginações;

- Dependendo do sentido em que as réguas são instaladas, é possível conseguir diferentes efeitos, como ampliar o pé-direito ou dar a impressão de que o ambiente é mais amplo;

- A madeira conversa muito bem com outros materiais e elementos decorativos, funcionando em inúmeros estilos, além de promover uma sensação de aconchego;

- As opções em cerâmicas ou porcelanatos se caracterizam por serem mais resistentes, duráveis e sustentáveis;

- É perfeito para “camuflar” portas, pois permite ter uma parede inteiriça, sem divisões visuais;

- É uma opção que está em alta, mas é atemporal;

Como decorar com painel ripado?

Primeiramente, escolha o local onde deseja criar um painel ripado, sugerimos: paredes, divisões de ambientes, balcões, bancadas, móveis e cabeceiras de cama. Este tipo de decoração é extremamente versátil, por isso use de sua criatividade para adicionar estes painéis desde lugares mais comuns e suais, até os mais criativos e únicos.

Cores

As cores são super importantes para materializar os objetivos de uso desse elemento. Os tons tradicionais de madeira são os mais usados. Também é possível investir nos tons mais escuros, caso deseje adicionar aconchego ou profundidade ao ambiente.

Em espaços pequenos, cuidado apenas com o excesso de tonalidades escuras, suavizando o restante da área com nuances mais claras. 

Se a ideia é ampliar visualmente o ambiente ou dar uma sensação de continuidade, prefira os tons mais claros, como branco ou pátina. Já se o objetivo é criar um ambiente moderno, industrial ou impactante, dê preferência as versões bem escuras, próximas ao cinza profundo ou ao preto.

Elementos naturais

Os painéis ripados de madeira, pedra ou cimentício combinam super bem com elementos orgânicos, que podem ser usados para complementar a decoração do ambiente.

Nos quartos, o painel pode compor a parede da cabeceira, combinando com móveis em madeira ou roupas de cama em tecidos naturais. Em uma sala de estar com painel ripado na parede, você pode coordenar com um sofá de couro ou um tapete de linho. 

Para um painel ripado na sala de jantar, é possível compor com detalhes em mármore, cadeiras com palhinha e vasos de plantas. Tudo isso também combina perfeitamente para os painéis em cozinhas, especialmente se elas contarem com bancadas em mármore ou granito.

Nos painéis em ambientes externos cobertos, como as varandas, os vasos de planta ou outros ornamentos com inspirações na natureza são as melhores escolhas para desenvolver um ambiente incrível.

Iluminação

O painel ripado pode funcionar como uma estrutura para um projeto de iluminação detalhado e exclusivo. Afinal, não é difícil incluir spots e fitas de LED, o que assegura uma luz suave e difusa, que reforça a sensação de aconchego.

Conclusão

O revestimento ripado é mais do que uma escolha estética; é uma ferramenta versátil para transformar espaços, adicionar textura e criar ambientes únicos. Seja em paredes de destaque, tetos ou na forma de painéis, sua aplicação oferece inúmeras possibilidades criativas. 

Ao seguir as dicas apresentadas, você poderá incorporar o revestimento ripado de maneira eficaz em sua decoração, proporcionando não apenas beleza visual, mas também funcionalidade e estilo atemporal. Experimente essa tendência e veja como ela pode elevar o design de seus espaços. Aqui na CNR você encontra uma grande variedade de revestimentos ripados perfeitos para seus projetos, venha até uma de nossas 7 unidades e confira!